Sou criança: Minha vida tem história.
Ø Valorizar
a história / características de sua família / valorização da 1ª infância.
Sugestões de Atividades com os alunos
·
Elaborar o Mural “Quem sou eu”, com fotos dos
alunos, a fim de trabalhar a identidade com significado dos nomes;
·
Conversa informal sobre as famílias
tradicionais e as novas, elaborar um mural com fotos variadas das famílias;
·
Confecção da caixa VOCÊ É ESPECIAL, esta
caixa deverá ter um espelho dentro, antes de o aluno abrir o professor deve
falar que existe alguém muito especial dentro da caixa (iniciar uma conversa
sobre as diferenças),quando o aluno abrir a caixa e se vê, ele deverá relatar
suas características, tipo cor dos olhos, tipo de cabelo, cor da pele, etc.....
Depois a professora poderá cantar com os
alunos a música “Você é especial”, de Aline Barros.
Sugestões
para serem trabalhadas com as famílias
1ª
Atividade: Objetivo: Desenvolver a habilidade do contato
físico
Material:
Música animada
Desenvolvimento:
Os
participantes deverão ser divididos em duas rodas uma dentro e uma fora. A roda
de fora os participantes estarão virados para dentro e os participantes da roda
de dentro estarão virados pra fora.
As
duas rodas girarão em sentido contrário e quando a música parar os
participantes atenderá aos comandos.
1.
Abraço
2.
Abraço e beijo
3.
Aperto de mão
4.
Beijo de esquimó
5.
Carinho no rosto
2ª Atividade:
Vídeo no data show ou mensagem lida (na
impossibilidade)
Porco Espinho: fala
da necessidade de nos adaptarmos uns aos outros apesar das diferenças.
3ª
Atividade:
Avaliação: Como estou saindo....
Cada participante receberá uma cartolina cortada em forma
de rosto e deverá desenhar uma expressão que simboliza seu estado de espírito
ao sair do encontro.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir