sábado, 24 de agosto de 2013

Projeto 2º Semestre Educação Infantil I - Projeto: Sou Criança : Minha vida tem história.





Sou criança: Minha vida tem história.

Ø  Valorizar a história / características de sua família / valorização da 1ª infância.

Sugestões de Atividades com os alunos

·                Elaborar o Mural “Quem sou eu”, com fotos dos alunos, a fim de trabalhar a identidade com significado dos nomes;
·                Conversa informal sobre as famílias tradicionais e as novas, elaborar um mural com fotos variadas das famílias;
·                Confecção da caixa VOCÊ É ESPECIAL, esta caixa deverá ter um espelho dentro, antes de o aluno abrir o professor deve falar que existe alguém muito especial dentro da caixa (iniciar uma conversa sobre as diferenças),quando o aluno abrir a caixa e se vê, ele deverá relatar suas características, tipo cor dos olhos, tipo de cabelo, cor da pele, etc.....
Depois a professora poderá cantar com os alunos a música “Você é especial”, de Aline Barros.

Sugestões para serem trabalhadas com as famílias

1ª Atividade: Objetivo: Desenvolver a habilidade do contato físico
Material: Música animada
Desenvolvimento:

Os participantes deverão ser divididos em duas rodas uma dentro e uma fora. A roda de fora os participantes estarão virados para dentro e os participantes da roda de dentro estarão virados pra fora.
As duas rodas girarão em sentido contrário e quando a música parar os participantes atenderá aos comandos.

1.    Abraço
2.    Abraço e beijo
3.    Aperto de mão
4.    Beijo de esquimó
5.    Carinho no rosto

2ª Atividade:
Vídeo no data show ou mensagem lida (na impossibilidade)
Porco Espinho: fala da necessidade de nos adaptarmos uns aos outros apesar das diferenças.

3ª Atividade:
Avaliação: Como estou saindo....

Cada participante receberá uma cartolina cortada em forma de rosto e deverá desenhar uma expressão que simboliza seu estado de espírito ao sair do encontro.

Momento de Alegria: A Hora do Conto!!


Momento Especial: Hora do Conto







A Hora do Conto amplia os horizontes da leitura, tornando a criança consciente da infinidade de livros de diversos temas, gêneros e estilos, capazes de satisfazer suas necessidades individuais e seus gostos ,além de permitir a seleção de obras que mais se ajustem ao seu grau de maturidade psíquica e intelectual.

O sucesso da Hora do Conto
depende principalmente quando for dirigida às crianças de fatores como:
- Preparação (Planejamento da história);
- habilidades do narrador;
- preparação do ambiente;
- preparo dos ouvintes.


COMO PLANEJAR SUA HORA DO CONTO


ELEMENTOS QUE DEVE CONTER:
1-Dados de Identificação: nome da história, nome do autor, ilustrador, editora.
2- Momentos:
- Motivação;
- Leitura do texto ou da história (utilização de técnicas);
- Discussão de idéias (usar perguntas de qualidade, inteligentes, em torno de três perguntas);Atividades criativas (dramatização, desenho livre, recorte e colagem, dobraduras, modelagem, jogos, sucata, narração da história com um final diferente, cantos e canções folclóricas, construção de maquetes, jograis, confecção de livros de papel ou pano reproduzindo ou criando histórias, etc.).


Para contar histórias sempre são necessários alguns cuidados:

- Lugar tranqüilo;
- Todos devem estar bem acomodados, sentados em tapetes ou em almofadas, formando um semi-círculo, para que todos consigam igualmente ver o material escolhido;
- É importante ajustar o tom de voz;
o professor precisa conhecer a história e gostar dela, para contá-la com emoção;
- As gravuras devem ser apresentadas uma de cada vez, pela ordem;
- As histórias que mais agradam podem ser repetidas várias vezes, desde que solicitadas;
se aparecerem palavras que não são conhecidas, podem ser introduzidas naturalmente, com uma explicação que não interrompa a narrativa.

Ao contar histórias, o professor estará desenvolvendo:

- Imaginação;
- Criatividade;
- Curiosidade;
- Emoções (tristeza, raiva, etc.);
- Atenção;
- Gosto pela leitura;
- Vocabulário (linguagem);
- Noção de seqüência;
- Raciocínio;descoberta de outros lugares, tempos, jeitos de agir e de ser, outra ética;


Sendo um dos principais estímulo à leitura, a Hora do Conto oportuniza às crianças que dela participam:

- Estabelecer uma ligação entre fantasia e realidade;
- Sentir-se instigada a procurar soluções para problemas apontados ou vivenciados pelos personagens;
- Ler por prazer; Desenvolver o gosto e/ou habilidades artísticas.


Créditos:  Vera  Regina Rigo : Blog: Contando... O prazer de contar e ouvir histórias..

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Elaborando Materiais




Prepara!!!











             A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.602/12, que institui a Semana Nacional da Educação Infantil. Pela proposta, a data será comemorada no dia 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil. A data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti. Semana esta que foi criada com o intuito de discutir e estudar a melhoria na qualidade de ensino dos pequeninos.

domingo, 4 de agosto de 2013

Reciclando com o Folclore


Lindos!!


Iara


Montar quadrinhos com recorte e colagem de revistas, seguido de pintura com guache e cola colorida.

Iara

Saci

Bumba Meu Boi

Variados

Boitatá





Curupira

Cuca


Curupira


ATENÇÃO GALERINHA!!


                                     






          
                                        ATENÇÃO GALERINHA!! NÃO HOSPEDAMOS ARQUIVOS

APENAS INDICAMOS LINKS QUE ENCONTRAMOS
NA PRÓPRIA INTERNET.

Livro Para Baixar

Você sabe o que é Folclore?







Fonte: Espaço Educar.

Folclore




Vamos Colorir ?