sábado, 29 de junho de 2013

Música : Com ela os pequenos vão longe!!






Não é novidade que a música é uma ferramenta eficaz ao desenvolvimento infantil. Por isso mesmo, quanto mais você souber utilizá-la, mais resultados vai alcançar no aprendizado das crianças sob os seus cuidados, seja você professor, assistente social ou cuidador.
Todos os dias estamos em contato com sons que parecem instrumentos musicais: pingos na torneira, trovões, chuva, cigarras cantando, chinelo arrastando…
Uma atividade bem bacana, para você fazer com os pequenos, é incentivá-los a imitar esses sons com a boca. Dessa forma, eles vão começar a observar melhor o que está a sua volta e desenvolver, desde cedo, a sensibilidade musical.
Cantar canções como Roda-Roda e O Sapo Não Lava o Pé, com sílabas rimadas, repetitivas e gestos ritmados, ajudará os pequenos a compreenderem o significado das palavras, facilitando o processo de alfabetização.
Outra importante característica da música é sua capacidade de aproximar as pessoas, que convivem melhor umas com as outras, estabelecendo um meio de comunicação harmonioso. Ao mesmo tempo, quando a criança aprende a tocar um instrumento, ela também se apropria da capacidade de ficar sozinha, mas sem viver a solidão ou a carência de atenção.
“A música e o som, enquanto energia, estimulam o movimento interno e externo no homem, impulsionam-no à ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes qualidades e graus”, Gainza
Os especialistas afirmam, sem titubear, que as atividades de musicalização podem contribuir eficazmente como reforço em três áreas do desenvolvimento:
1. Cognitivo linguístico – as experiências ritmo-musicais, que permitem a participação ativa da criança, vendo, ouvindo ou tocando, favorecem o desenvolvimento dos sentidos, ou seja, a acuidade auditiva, a coordenação motora, a atenção (acompanhando gestos e dançando) e a interação com o meio onde vivem (ao cantarem e imitarem sons).
2. Psicomotor - as atividades musicais ajudam a criança a aprimorar suas habilidades motoras, aprendendo a controlar os músculos e a mover-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e no equilíbrio do sistema nervoso, porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e ativando as tensões. Por isso, atividades como cantar, dançar, fazer gestos com os pés e com as mãos são experiências importantes para a criança.
3. Socioafetivo: aos poucos, a criança vai formando a sua identidade, percebendo a diferença entre ela e os outros e, ao mesmo tempo, buscando integrar-se aos pares. Nesse processo, a autoestima e autorrealização desempenham papéis essenciais, porque a criança aprende a se aceitar, com suas capacidades e limitações. Por isso a importância de atividades musicais coletivas para que ela entenda e desenvolva o conceito de grupo. Além disso, podendo expressar-se em atividades que lhe dão prazer, ela terá espaço para compartilhar sentimentos, liberar emoções e fortalecer sua segurança.
                               Créditos : Blog:  Fundação Maria Cecilia Souto Vidal ( Pela Primeira Infância) 

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