terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Volta As Aulas !!!!

O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos. Propicie um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar.

Por Sâmia Gabriela Teixeira

Objetivos:
Desenvolver a interação entre os alunos
 Valorizar a amizade
 Desenvolver o ser participativo e atuante
 Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar



A volta às aulas
Transforma a vida não só de alunos e professores, como também dos pais. Alguém duvida? Os pais normalmente sentem dificuldade ao lidar com o afastamento do filho que inicia sua vivência escolar, os professores se preocupam com o planejamento e sucesso desse momento, e as crianças sentem a ansiedade do primeiro dia ou do retorno à escola. A inquietação que move a volta às aulas deve ser, na verdade, uma fase feliz para que os envolvidos sintam-se bem e aproveitem o início de mais um ano letivo. Para isso, o preparo de um retorno agradável começa muito antes, a partir de procedimentos internos e metodologias pedagógicas específicas de casa escola. Essa interação, que deve ser realizada com a equipe da escola, é importante para compartilhar a criatividade entre todos os funcionários”.
Varal de histórias
Materiais:
 Foto, objeto ou desenho feito nas férias
 Relato escrito pelos pais
Para essa atividade, cada criança deve levar uma foto, objeto ou desenho e relato escrito por seus pais sobre o que aconteceu durante as férias.
1. Abra uma roda, peça cada criança explicar o motivo do material escolhido e leia em voz alta o relato dos pais. 
2. Após a atividade, monte um varal, dentro da sala de aula ou em algum espaço em comum para que todas as turmas possam ver, e pendure os objetos, fotos e desenhos. 
3. Deixe durante todo o dia ou mais para que elas relembrem e compartilhem as experiências vividas durante o recesso escolar.

Objetivos:
 Desenvolver a interação entre os alunos 
 Criar vínculos de amizade 
 Reconhecer o ambiente escolar

Tour divertido
Nessa atividade, cada professor segue um tour pelos espaços da escola. Esse passeio tem o objetivo mostrar as mudanças que ocorreram durante as férias, uma sala que no ano anterior não se frequentava, novos brinquedos ou jogos, a areia branquinha nos parques. A última parada é o local onde fi cam as mochilas das crianças. Peça para o grupo tentar adivinhar de quem é cada material. Assim que os alunos descobrirem, o dono retira da mochila algum material diferente ou que seja do período letivo anterior e que o acompanhou até a volta às aulas, e mostra aos colegas de classe. Apesar de parecer simples, essa atividade é muito divertida para as crianças, pois facilita a formação de um grupo por meio de descontração e sentimentos de acolhimento e proteção.

Créditos :  http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/95/artigo208654-4.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário