sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Sugestões de Projetos...




Sugestão : Copa na Educação Infantil






Objetivos: • Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas. • Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país. • Conhecer a história das copas. • Identificar cada país e os dias que jogam.

Formulação dos Problemas: • Onde será realizada a Copa do Mundo? • O que podemos observar nos grupos? • Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes? • Você conhece algum desses países?

Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma

Material: • Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc. • Hino Nacional
 
Temas Transversais: Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
 
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
 
Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
 
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
 
Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles) Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros) Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
 
Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa








Música: Rumo ao Penta (Pelé) 
Ed. Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

Vídeo
: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.

Português
: O Hino Nacional A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; Música da Copa; Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.

Texto
: Jogo de bola (Cecília Meireles); Livros de literatura infantil (a verificar); Entendimento e ilustração; Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc; Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa; Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil; Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;

Matemática
: Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)

Significado dos termos
: oitavas de final, quartas de final, semi final e final. Quantidade de jogadores num jogo de futebol. Os reservas da seleção (função) Agenda da copa Análise do placar dos jogos do Brasil O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...) Liga pontos.

História e Geografia
: História das Copas Sede da Copa Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes); Localização no mapa da sede da Copa; Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários; A Bandeira Brasileira; As bandeiras dos países que estão sediando a Copa; As bandeiras dos demais países; Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional; Mãos de obra temporária que surge em razão da copa; O respeito às demais seleções ; Reforçar o espírito patriótico; Retrospectiva das Copas

Ciências
: A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso; O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos) O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; Os valores nutricionais de alguns alimentos; Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças; Montar com as crianças um cardápio; Cuidados com os fogos e balões.

Conclusões e Aplicações:
Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho. Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc. ( Culminância de Projeto)

Créditos : http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br

Trabalhando com o Mascote Fuleco.

Hora do Conto !!!























Os animais fazem parte do universo das crianças principalmente nesta faixa  etária , portanto fale aos alunos sobre o tatu, seu habitat, etc. Conte a eles que o tatu-bola está em extinção e o que isto significa. Aproveite para trabalhar o tema central do livro: dentro, fora, meio ... Bom trabalho Galerinha!!

Vamos fazer o Mascote?



Pra te ajudar com as atividades sobre a Copa doMundo 2014, eu vim postar uma música muito fofinha! A música é 'Tatu Bolinha' com Cocoricó. Tem vídeo da música e a letra  Use para trabalhar no Projeto Copa do Mundo 2014 ou em outras atividades relacionadas.
A música é perfeita para encenar e brincar, trabalhando movimentos, higiene, alimentação e outros temas envolventes com a turminha pequena... Veja o vídeo e a letra da música.



Tatu Bolinha - Cocoricó 
Lá vem o meu amigo querido Tatu bolinha,
Ele mora longe, Na fazenda vizinha.
Todo dia de manhã, ele sobe a montanha,
E vem aqui me visitar!
Anda, anda anda, anda, anda, anda, anda!
Até o topo da montanha, sem parar!
Quando chega lá em cima, deita no chão...
Encolhe as perninhas, vira bolinha.
E dá um empurrão!
E vem rolando morro abaixo,
Cambalhota na montanha,
Esporte radical! Legal!
E vem rolando morro abaixo,
Cambalhota na montanha,
Velocidade animal!
Numa folha de bananeira ele para, macio,
Abre a bolinha, estica as perninhas,
E vai tomar banho de rio.
Lava as costas passa talco nos pezinhos,
Todo cheiroso, limpinho, vem aqui me visitar!
A gente brinca de bolinha de gude, legal!
Legal legal legude!
A gente brinca que é de circo,
Que ele é o tatu bala e o meu nariz é um canhão! Puff...
Esconde-esconde na palha! Cadê?
Esconde-esconde na palha! Cadê?
Eu sinto um cheiro bom, minha mãe me diz...
É hora do lanche, que hora tão feliz!
Eu, eu, eu, eu, eu,eu, tatu e todos os meus amiguinhos
Comemos bolacha e salgadinhos!
Eu, tatu, e todos os meus amiguinhos,
Comemos bolacha e salgadinhos!
Ói que o tempo passa, Ói que o dia tá acabando...
Lá vai o meu amigo bolinha, pela estrada afora!
Pra casa voltando!
bye bye bolinha, bye bye!
Amanhã a gente brinca mais!



Créditos: 
http://www.pragentemiuda.org/2014/02/musica-e-video-cocorico-tatu-bolinha.html





quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Trabalhando a Copa na Educação Infantil



Vamos brincar com o Futebol!!!! Trabalhando a Copa na Educação Infantil!!

JUSTIFICATIVA:

Para explorar, descobrir e apreender a realidade, a criança se utiliza das brincadeiras e do faz-de-conta. Brincar é, para a criança, fruto de autodescoberta, prazer e crescimento.



OBJETIVO GERAL: 

Ajudar o aluno a perceber-se, perceber o outro (professores e colegas) e perceber-se como membro de um grupo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


• Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem.

• Aprender novas brincadeiras.

• Iniciar atividades de grupo através de brincadeiras.



DESENVOLVIMENTO:



> Atividade 01



A bola é um brinquedo muito apreciado pelas crianças de qualquer idade, por isso ela foi privilegiada neste projeto; além disso, trabalhamos a coordenação motora.



> Atividade 02



No primeiro momento todos os alunos ganharam uma bola para brincarem livremente no pátio da escola.



> Atividade 03



Os alunos formaram um círculo, sentados no chão. Conversamos sobre vários tipos, tamanhos e texturas das bolas que havia no colégio.


> Atividade 04

Ao som de uma música, fizemos uma roda e cada duas crianças ganharam uma bola para dançar, equilibrando-a na testa, na barriga e no bumbum.


> Atividade 05



Conversamos sobre o que é esporte, quais os esportes que conhecemos, quais os esportes que utilizam a bola.



Escolhemos o jogo de futebol para brincar.dividimos a turma em equipes e os dois times escolheram o nome Brasil para representar o grupo.



> Atividade 06

Com as bolas que confeccionamos de meia-fina, fizemos brincadeiras como boliche, tiro-ao-alvo, e bola-ao-cesto.



> Atividade 07



Cada criança ganhou um balão a gás para brincar livremente na sala. Após, amarramos o crachá na corda do balão para fazer a chamada. Foi muito divertido.



> Atividade 08


Com um arco de bambolê fizemos o jogo de basquete.


> Atividade 09



Pesquisamos em jornais e revistas figuras sobre bola;



Desenhos


Atividades com argila


Bolas de papel amassado


Técnicas de arte com pecas etc.



AVALIAÇÃO:



Percebemos que as relações grupais neste projeto foram amplamente difundidas, estimulando a afetividade e a partilha. A atividade mais repetida e apreciada pelas crianças foi aquela para equilibrar a bola numa parte do corpo. Essa experiência foi gratificante para as crianças e nós, professoras, pois além de auxiliar no desenvolvimento motor, estimulou e desafiou os alunos a superarem obstáculos com grande alegria


Créditos: http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/12/projeto-copa-para-educacao-infantil.html

Orientações Sobre os Eixos Norteadores- RCNEI- MEC.






Com Carinho :
Sua Coordenadora: Gislayne Braga

Plano de Aula das Turmas de Educação Infantil I e II

Queridos;
Gestores, Coordenadores de Unidade Escolar e Professores, por favor NÃO façam alterações no Plano de Aula.
Obrigada! Coordenação de Educação Infantil.



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Volta As Aulas !!!!

O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos. Propicie um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar.

Por Sâmia Gabriela Teixeira

Objetivos:
Desenvolver a interação entre os alunos
 Valorizar a amizade
 Desenvolver o ser participativo e atuante
 Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar



A volta às aulas
Transforma a vida não só de alunos e professores, como também dos pais. Alguém duvida? Os pais normalmente sentem dificuldade ao lidar com o afastamento do filho que inicia sua vivência escolar, os professores se preocupam com o planejamento e sucesso desse momento, e as crianças sentem a ansiedade do primeiro dia ou do retorno à escola. A inquietação que move a volta às aulas deve ser, na verdade, uma fase feliz para que os envolvidos sintam-se bem e aproveitem o início de mais um ano letivo. Para isso, o preparo de um retorno agradável começa muito antes, a partir de procedimentos internos e metodologias pedagógicas específicas de casa escola. Essa interação, que deve ser realizada com a equipe da escola, é importante para compartilhar a criatividade entre todos os funcionários”.
Varal de histórias
Materiais:
 Foto, objeto ou desenho feito nas férias
 Relato escrito pelos pais
Para essa atividade, cada criança deve levar uma foto, objeto ou desenho e relato escrito por seus pais sobre o que aconteceu durante as férias.
1. Abra uma roda, peça cada criança explicar o motivo do material escolhido e leia em voz alta o relato dos pais. 
2. Após a atividade, monte um varal, dentro da sala de aula ou em algum espaço em comum para que todas as turmas possam ver, e pendure os objetos, fotos e desenhos. 
3. Deixe durante todo o dia ou mais para que elas relembrem e compartilhem as experiências vividas durante o recesso escolar.

Objetivos:
 Desenvolver a interação entre os alunos 
 Criar vínculos de amizade 
 Reconhecer o ambiente escolar

Tour divertido
Nessa atividade, cada professor segue um tour pelos espaços da escola. Esse passeio tem o objetivo mostrar as mudanças que ocorreram durante as férias, uma sala que no ano anterior não se frequentava, novos brinquedos ou jogos, a areia branquinha nos parques. A última parada é o local onde fi cam as mochilas das crianças. Peça para o grupo tentar adivinhar de quem é cada material. Assim que os alunos descobrirem, o dono retira da mochila algum material diferente ou que seja do período letivo anterior e que o acompanhou até a volta às aulas, e mostra aos colegas de classe. Apesar de parecer simples, essa atividade é muito divertida para as crianças, pois facilita a formação de um grupo por meio de descontração e sentimentos de acolhimento e proteção.

Créditos :  http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/95/artigo208654-4.asp