sábado, 21 de dezembro de 2013



FELIZ NATAL
Na noite de Natal olhe para o céu e procure a estrela guia.
Na imensidão dessa pintura que é o céu, uma estrela vai brilhar mais intensamente para você.
Essa é a sua estrela.
Olhe nessa direção e pense em Jesus.
Lembre-se que há mais de 2000 anos atrás, uma estrela anunciou a sua chegada.
Imagina-te cercado (a) de luz por sua estrela.
Acalme seu coração.
Esqueça os problemas do ano que acaba.
Concentre-se na luz. Concentre-se nas possibilidades que se abrem com um novo ano. Peça saúde e paz..
Que neste Natal, seus olhos apontem mais do que um caminho e te mostrem a direção correta.
Que seus braços sirvam de amparo para os que caem pelo caminho.
Que seus pés levem socorro aos infelizes.
Que seu lindo sorriso seja mais constante e sirva de consolo aos que choram.
Que suas palavras continuem sendo doces e elevem qualquer pessoa.
Que o seu coração se abra e receba a luz.
Que a sua vida seja luz.
Que seu maior amigo seja sempre Ele, Jesus.Que Deus te abençoe neste natal  e por toda a tua vida, te dando paz saúde e coragem para seguires adiante e alcançares tudo que almejas.
                                     ( Autor Desconhecido)

Obrigada professores!!! Por todo trabalho desempenhado ao longo de 2013, que Papai do Céu derrame as mais Ricas Bençãos sobre a vida de cada um de vocês!!!


Com Carinho Equipe de Coordenação da Educação Infantil -SMECE

Gislayne Braga
Luciana da Motta
Rosana Mendes

Vem que está chegando o Natal!!!

Nós, Equipe de Educação Infantil -SMECE desejamos ao nossos Professores um Natal e um Novo Ano Cheio de Alegrias e Realizações!!!





terça-feira, 12 de novembro de 2013

Parabéns a todos os Psicopedagogos !!!



Um beijo Especial a nossa  colega Coordenadora de Educação Infantil Gislayne Braga e a todas as outras Psicopedagogas da SMECE- Seropédica

domingo, 10 de novembro de 2013

Alguns Vídeos Importantes sobre a Educação Infantil...


O Brincar... O Cuidar e o Educar...





 Bia Bedran... Amor e Educação Infantil!!







Sim, nossos pequenos são importantes!!!

         A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.


Izabel Sadalla Grispino *
O mundo todo desperta-se para a importância da educação infantil. Até pouco tempo atrás esse ensino era tido como de menor importância.
Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.
Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.
Acompanhando a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de assessorar as escolas, elaborou referenciais para um ensino de qualidade da educação básica, os chamados Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros não têm caráter obrigatório e servem de orientação às escolas públicas e particulares. Os Parâmetros, assessorando a competência profissional, contribuem para a elaboração de currículos de melhor nível, mais ajustados à realidade do ensino.
Os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil” propõem critérios curriculares para o aprendizado em creche e pré-escola. Buscam a uniformização da qualidade desse atendimento. Os Parâmetros indicam as capacidades a serem desenvolvidas pelas crianças: de ordem física, cognitiva, ética, estética, afetiva, de relação interpessoal, de inserção social e fornecem os campos de ação. Nesses campos são especificados o conhecimento de si e do outro, o brincar, o movimento, a língua oral e escrita, a matemática, as artes visuais, a música e o conhecimento do mundo, ressaltando a construção da cidadania.
O então ministro da Educação, Paulo Renato Souza, ao se referir aos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental, ponderou: “Passamos a oferecer a perspectiva de que as creches passem a ter um conteúdo educacional e deixem de ser meros depósitos de crianças. Em todo o mundo está havendo a preocupação de desenvolver a criança desde o seu nascimento”.
Dados de 1998, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 25% da população de zero a 6 anos freqüentam creche ou pré-escola. São 5,5 milhões de crianças de um total de 21,3 milhões.
A educação infantil é definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como parte da educação básica, mas não da educação obrigatória. A lei define, também, nas disposições transitórias, a passagem das creches para o sistema educacional. O Ministério da Educação (MEC) determinou que, a partir de janeiro de 1999, todas as creches do País deveriam estar credenciadas nos sistemas educacionais.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, cabe aos sistemas municipais a responsabilidade maior por esses atendimento. A Constituição da República diz que “A educação é direito de todos e dever do Estado”. A emenda constitucional n.º 14/96 alterou dispositivos relativos à educação e estabeleceu que a educação infantil é atribuição prioritária dos municípios.
A educação infantil tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental.
A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem,  aquela  que deixa a criança pronta para aprender.

Créditos:  http://www.izabelsadallagrispino.com.br

A Importância das Brincadeiras...

Compreendendo a Criança...

De algumas Regras Nunca devemos nos Esquecer..."
Lembre-se sempre, o cérebro de uma criança é como uma folha de papel em branco, onde podemos escrever qualquer coisa, inclusive as coisas inúteis..

·         Brincadeiras de adivinhações são excelentes para desenvolver a capacidade de abstração, concatenação e formação de ideias;
·         Brincar com água é uma necessidade para todas as crianças nervosas ou difíceis e altamente benéfico para as crianças em geral.
·         Uma brocha de pintar ou pincel largo e um balde com água para pintar paredes da casa ou azulejos do banheiro é um brinquedo que fascina as crianças e desperta nelas o senso de limpeza.
·         Os jogos de silêncio e imobilidade são ótimos como exercícios de controle motor e auto-domínio.
·       Os brinquedos cantados são atividades de grande valor para a idade pré-escolar;
·         Brincadeiras ao ar livre devem começar com uma breve explicação da importância das árvores, animais, amizades, nossa família, etc. Isso desperta nas crianças amor à natureza e senso de cooperação.
·         Brincar de cuidar das plantas, regar o jardim, etc, são excelentes meios de despertar a sensibilidade ecológica, ou respeito à natureza, entre todas as faixas etárias.
·         Colocar venda numa criança e pedir para que outra a Guie até um determinado local, é uma excelenta atividade para afirmação da ajuda voluntária e amizade. Cria em ambos um inestimável senso de cooperação e ética solidária. Cria no condutor o senso de responsabilidade e respeito pelo outro. Cria no conduzido o senso de confiança no amigo, sensibilização às limitações alheias, além de aprender na prática sobre as dificuldades dos deficientes visuais.
·         Os Jogos coletivos onde a criança seja peça atuante para o fiel desempenho da tarefa, acaba por criar em sua personalidade, um alto senso de responsabilidade social e autoconfiança.
·         Os jogos de advinhação são excelentes como estímulos à criatividade e imaginação infantil. Além disso, trabalham de forma intensa o processo de coordenação e associação de ideias.

Créditos: Site de Dicas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Artigos Importantes: Livros Ilustrados e sua importância...

O que as Crianças aprendem com os livros ilustrados?



Todas as Pesquisas evidenciam que a leitura para a criança é a coisa simples mais importante que os pais podem fazer, quando se pretende prepará-las para obter êxito em sua futura vida acadêmica.
A leitura em alto e bom tom, ajuda as crianças a entenderem o objetivo da palavra impressa e a construir seu vocabulário.
A leitura também prepara a criança para reconhecer e entender as novas palavras, porque ela agora vai saber o que elas significam. Livros de pinturas e gravuras ajudam a criança a se familiarizar com esse processo. É importante lembrar que estes livros, além de poucas páginas, devem ter ilustrações grandes, coloridas e pouco texto.

Dicas para Atividades
0 a 3 anos


 Pegue algumas marionetes, ou então faça suas próprias usando meias velhas, cola e restos de tecido. Deixe a criança representar uma cena simples, ou parte de um diálogo que faça parte da história.
Dê a ela autonomia total na representação do seu papel, mas ajude-a a usar linguagem e expressões corretas, fazendo perguntas simples tais como: "Por que você está apontando para cima?"
Coloque o livro sobre uma mesa e improvise um jogo da memória. Peça para ela olhar uma ilustração e então para fechar seus olhos. Pergunte então de quantos objetos ou cores da ilustração ela é capaz de lembrar.

Acima de 3 anos e 4 anos
   Brinque com ela de "Quem sou eu?". Primeiro leia um livro. Depois, crie um enigma baseado nos objetos e personagens do livro. Por exemplo, imagine que exista no conto um personagem com características como estas que você passaria para ela: "Eu sou um menino. Eu gosto de ajudar as pessoas. Tenho o cabelo ruivo e uma camisa vermelha. Quem sou eu?" 
Depois de apresentar alguns enigmas, peça para seu filho criar alguns ele mesma.À medida que você lê a história com seu filho, escolha um objeto ou pessoa que aparece com frequência ao longo da trama. Peça para que fixe sua atenção nestes detalhes durante toda leitura. Peça para ele depois imaginar como a história seria diferente, se estes objetos ou pessoas, não fizessem parte do conto.
5 e 6 anos

Crie seu próprio livro de gravuras com as cenas de uma recente viagem de férias, festa de aniversário ou passeio na praia. Pergunte então a sua criança o que o livro significa. Juntos selecione fotografias para ilustrar melhor a história.
     Peça a sua criança para lhe dizer o que, ao ver cada página do livro, ela sente, e o por quê. Peça para que reflita e analise como as cores, os personagens, o enrêdo, a sequência, ou outros elementos, ajudam no rumo que a história toma.

Créditos: Site de Dicas 
"Cognição sem diversão é como dirigir na contramão!!"