O que as Crianças aprendem com os livros ilustrados?
Todas as Pesquisas evidenciam que
a leitura para a criança é a coisa simples mais importante que os pais podem
fazer, quando se pretende prepará-las para obter êxito em sua futura vida
acadêmica.
A leitura em
alto e bom tom, ajuda as crianças a entenderem o objetivo da palavra impressa e
a construir seu vocabulário.
A leitura também
prepara a criança para reconhecer e entender as novas palavras, porque ela
agora vai saber o que elas significam. Livros de pinturas e gravuras ajudam a
criança a se familiarizar com esse processo. É importante lembrar que estes
livros, além de poucas páginas, devem ter ilustrações grandes, coloridas e
pouco texto.
Dicas para Atividades
0 a 3 anos
Pegue algumas marionetes, ou então faça
suas próprias usando meias velhas, cola e restos de tecido. Deixe a criança
representar uma cena simples, ou parte de um diálogo que faça parte da
história.
Dê a ela autonomia total na representação do seu
papel, mas ajude-a a usar linguagem e expressões corretas, fazendo perguntas
simples tais como: "Por que você está apontando para cima?"
Coloque o livro sobre uma mesa e
improvise um jogo da memória. Peça para ela olhar uma ilustração e então para
fechar seus olhos. Pergunte então de quantos objetos ou cores da ilustração ela
é capaz de lembrar.
Acima de 3 anos e 4 anos
Brinque com ela de "Quem
sou eu?". Primeiro leia um livro. Depois, crie
um enigma baseado nos objetos e personagens do livro. Por exemplo, imagine que
exista no conto um personagem com características como estas que você passaria
para ela: "Eu sou um menino. Eu gosto de ajudar as pessoas.
Tenho o cabelo ruivo e uma camisa vermelha. Quem sou eu?"
Depois
de apresentar alguns enigmas, peça para seu filho criar alguns ele mesma.À medida que você lê a história com seu
filho, escolha um objeto ou pessoa que aparece com frequência ao longo da
trama. Peça para que fixe sua atenção nestes detalhes durante toda leitura.
Peça para ele depois imaginar como a história seria diferente, se estes objetos
ou pessoas, não fizessem parte do conto.
5 e 6 anos
Crie seu próprio livro de gravuras com
as cenas de uma recente viagem de férias, festa de aniversário ou passeio na
praia. Pergunte então a sua criança o que o livro significa. Juntos selecione
fotografias para ilustrar melhor a história.
Peça a sua criança para lhe dizer o
que, ao ver cada página do livro, ela sente, e o por quê. Peça para que reflita
e analise como as cores, os personagens, o enrêdo, a sequência, ou outros
elementos, ajudam no rumo que a história toma.
Créditos: Site de Dicas
"Cognição sem diversão é como dirigir na contramão!!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário